Dropshipping?
Essa é uma pergunta recorrente entre as pessoas que não conhecem esse modelo de negócio.
Inicialmente tido como uma forma fácil de vender produtos de outras lojas na internet, é preciso ter cuidados, pois o dropshipping tem desdobramentos importantes.
Sempre destacamos que é importante formalizar seu negócio para ter credibilidade com os clientes, com as melhores plataformas de e-commerce e com as empresas de meio de pagamentos.
Além disso, a formalização permite que você pague as taxas de impostos correspondentes a sua atividade. Ser pego fazendo venda irregular de produtos pode colocá-lo em problemas com a Receita Federal.
Então se você começou a pesquisar sobre e quer saber se dropshipping, continue lendo e entenda como funciona esse modelo de negócio no Brasil.
O que é dropshipping?
O dropshipping é um modelo de negócio no qual um vendedor opera uma loja virtual, perfil nas redes sociais ou uma página em um marketplace sem comprar estoque físico de produtos com antecedência.
Funciona assim: o vendedor anuncia os produtos no seu canal de vendas com o preço de varejo. Ao fechar uma venda, ele compra o produto com o fornecedor no valor de atacado e este recebe as instruções de entrega para enviar o pedido para o cliente.
Assim, o vendedor tira seu lucro e consegue manter uma operação de venda mais enxuta e sem a necessidade de ter estoque físico e de montar uma logística de entrega.
Esse esquema pode acontecer usando fornecedores nacionais ou internacionais.
Afinal, dropshipping funciona como?
Sem fazer rodeios, o dropshipping funciona no Brasil.
Porém é importantíssimo destacar que você precisa de CNPJ para fazer dropshipping, ou seja, formalizar seu negócio como uma empresa para poder vender nesse modelo. A dinâmica é a mesma para qualquer negócio que faz o comércio de produtos.
O dropshipping opera como um intermediador de negócios. Isso significa que a empresa faz a regularização de impostos e documentos relativos à entrada e saída de mercadorias e assessora em trâmites de comércio exterior.
Um detalhe importante é que não existe uma regulamentação específica no país ainda sobre dropshipping e as operações envolvidas nessa prática comercial. O que existe são as leis que regulamentam a venda de produtos nacionais e internacionais e para não ter problemas é importante segui-las.
O dropshipping é confiável, desde que o vendedor e o fornecedor também sejam e cumpram com suas obrigações fiscais.
Como fazer dropshipping legal no Brasil?
O dropshipping já brilhou o olho de muita gente, o que quer dizer que existe muita concorrência no mercado. A formalização que explicamos acima é um primeiro ponto para se diferenciar, pois muitos vendedores negligenciam essa parte. Destacando que é crime trabalhar de forma amadora.
Outro ponto importante é deixar claro para o comprador que ele está comprando de um dropshipper e que o produto será enviado por um fornecedor nacional ou internacional.
Na hora de selecionar e avaliar os fornecedores de dropshipping, escolha empresas confiáveis, com processos organizados e uma logística eficiente.
Enviar código de rastreio dos produtos é uma informação que todo cliente espera receber sobre seu pedido. Trabalhe apenas com empresas que possuem esse processo.
Informe no seu site oficial dados da empresa como e-mail de atendimento ao cliente, telefone de contato e as redes sociais da sua loja virtual.
Essas informações reforçam a segurança do cliente de que ele tem onde recorrer, caso aconteça qualquer imprevisto com a entrega.
Cuidados com o dropshipping internacional
Outro detalhe importante, principalmente ao escolher trabalhar com dropshipping internacional é que os produtos podem ser taxados na alfândega.
Quando isso acontece, o responsável pela taxa cobrada é o consumidor, pois a Receita Federal entende que a relação de compra é entre o cliente e o fornecedor estrangeiro.
Dessa forma, se a sua loja vende produtos que variam entre US$ 50 à US$ 500, o cliente pode ter que pagar um imposto de importação equivalente a 60% do valor do produto.
Essa possibilidade precisa ficar clara para que o cliente não reclame da cobrança no futuro.
Como vendedor, leve em consideração essa informação na hora de escolher o que vender via dropshipping.
Os consumidores sempre esperam benefícios com a compra e não gastos extra. Pesquise fornecedores nacionais para seus produtos e compare os preços.
Com o dólar em alta, vale mais a pena criar uma operação de dropshipping 100% nacional.
Vantagens e desvantagens do dropshipping
Agora que você entendeu o que é dropshipping e como trabalhar de forma regularizada, reunimos as vantagens e desvantagens de vender nesse modelo:
Vantagens dropshipping
– ausência de investimento em estoque: como dropshipper você será apenas o intermediário e não terá os custos de comprar e armazenar estoque.
– gastos operacionais reduzidos: também não há gastos com logística e infraestrutura de uma empresa. Os investimentos ficam concentrados na plataforma de venda, divulgação e no equipamento de trabalho.
– trabalhar de qualquer lugar: apenas com uma conexão com a internet você gerencia todas as tarefas, conversa com clientes e fornecedores e faz o encaminhamento de pedidos.
Desvantagens dropshipping
– distanciamento do controle dos processos: manutenção de estoque e logística de entrega são processos sobre os quais o dropshipper não tem controle. Por isso, o fornecedor precisa ser confiável.
– margem de lucro pequeno: o dropshipping não é um modelo de negócio que rende muito dinheiro, logo de cara. O lucro realmente é pequeno e exige paciência para ver o trabalho evoluir.
– alta competitividade: existem muitos vendedores apostando no dropshipping. Então, é preciso se preparar e criar uma estratégia para entrar nesse mercado.
Entendeu agora o que é dropshipping?
Agora você pode tirar da sua lista de dúvidas se dropshipping é um grande negócio e a estruturar o seu.
Nossa dica é usar o dropshipping por um período determinado como validação para sua ideia de negócio e depois apostar em um modelo convencional de vendas por e-commerce.
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