ECONOMIA
Parceria entre BNDES, Sebrae e Senai busca fortalecer micro, pequenas e médias empresas por meio da transformação digital e eficiência energética.
Com um investimento de recursos estimado em várias etapas entre 2023 e 2026, o programa tem como objetivo promover a transformação digital, capacitar micro, pequenas (MPEs) e médias empresas e impulsionar a eficiência energética. O Brasil Mais Produtivo visa atingir resultados expressivos no aumento da produtividade, tornando-se o maior programa de produtividade da história do país.
As etapas do programa incluem:
- Plataforma de Produtividade: busca atender 200 mil MPEs, fornecendo acesso a materiais, cursos e ferramentas relacionados à produtividade e à transformação digital;
- Diagnóstico e Melhoria de Gestão: oferece orientação e acompanhamento contínuo para aumentar a produtividade de 50 mil micro e pequenas empresas, contando com o suporte dos Agentes Locais de Inovação do Sebrae;
- Otimização de Processos Industriais: visa atender 30 mil micro e pequenas empresas, fornecendo consultorias, formação profissional do Senai e soluções do Sebrae para melhorar a eficiência dos processos produtivos;
- Transformação Digital: com financiamentos do BNDES e Finep, o programa pretende atender mais de 10 mil empresas, promovendo a transformação digital e a adoção de tecnologias 4.0 para impulsionar a competitividade dos negócios.
O foco do Brasil Mais Produtivo é capacitar as empresas brasileiras para se tornarem mais eficientes, competitivas e preparadas para a era digital. Por meio do programa, as MPEs serão incentivadas a adotar práticas gerenciais inovadoras, melhorar a gestão de processos e investir em tecnologias que impulsionem a produtividade.
Ao proporcionar acesso a consultorias, formação profissional e recursos financeiros, o programa busca promover uma transformação abrangente, garantindo a inserção das empresas nas cadeias globais de valor e impulsionando o desenvolvimento econômico do país. Com o Brasil Mais Produtivo, o setor industrial brasileiro poderá alcançar maior eficiência e sustentabilidade, tornando-se mais competitivo tanto no mercado interno quanto no internacional.